Os melhores projetos de estudantes de 2016

Ano passado, convidamos estudantes de todo o mundo a compartilharem seus projetos que foram construídos como parte de seus estudos. As respostas foram tão impressionantes que resolvemos repetir o chamado este ano. Então, há dois meses, unimos forças com o ArchDaily e com as quatro páginas do ArchDaily en Español para lançar uma chamada de trabalhos, e mais uma vez as respostas ultrapassaram as expectativas. Com mais de 100 propostas enviadas, a qualidade dos projetos foi tão alta que tivemos que organizar uma publicação ainda mais extensa esse ano, reunindo 36 projetos de 20 países. Veja, a seguir, os melhores projetos de estudantes de 2016.

Os melhores projetos de estudantes de 2016 - Mais Imagens+ 179

Título do projeto: Project O (Hongkong Baptist University)
Professores: Peter Benz, Dr. Siu Kee Ho, Dr. Momo Leung, Kalen Lee
Alunos: Frank Chan
País: Hong Kong, China

Project O (Hongkong Baptist University). Image Cortesia de Frank Chan

O audacioso projeto "Circle", feito por Frank Chan, apresenta várias ideias sobre o espaço arquitetônico, forma e interação. Os chamativos assentos de tecido alaranjado "envolvem" o usuário em seus casulos individuais, enquanto a configuração circular dos assentos incentiva a interação entre os diferentes usuários. Ao mesmo tempo, a forma do pavilhão interage com os motivos circulares de um campo de basquetebol adjacente. No centro do círculo, um espelho convexo reflete o céu acima e brinca com a percepção do usuário acrescentando ao programa ambíguo, porém lúdico, do pavilhão.

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Título do projeto: LIMÓNagua (UNAM)
Professores: Taller Juan O’Gorman, Facultad de Arquitectura UNAM
Alunos: María José Barrera Pavón, Nicole Galván, Priscila Quintanilla, Daniel Kaufmann, Primitivo Arquitectura, Diseño Elemental / Karina Manriquez, RGH arquitectura / Roberto Gómez, Adlai arquitectura & diseño / Adlai Pulido, Escuela Libre de Arquitectura
País: México

LIMÓNagua (UNAM). Image Cortesia de LIMÓNagua

Para celebrar o Parking Day Mexico 2015, LIMÓNagua converteu um estacionamento em um espaço humanizado, conferindo a oportunidade aos transeuntes, mesmo que seja apenas por um dia, de ocupar um espaço destinado ao automóvel. O projeto é composto por 70 pallets empilhados estrategicamente criando um sistema hidráulico que, ao bombear manualmente a água, simulam a complexidade que existe em levar a água até a Cidade do México.  

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Título do projeto: TwoXTwo (Iowa State University)
Disciplina: ARCH202 - Studio
Professores: Nick Senske, Correa-Diaz, Hur, Palermo, Wheeler
Alunos: 77 students of the ARCH202 Spring 2016 Class
País: EUA

TwoXTwo (Iowa State University). Image Cortesia de Nick Senske

TwoXTwo é um exercício aprofundado para a compreensão do espaço público através da reformulação de proporções formais, convenções de programa e privacidade. O projeto é composto, principalmente, por peças de madeira serrada 2x2 que foram feitas pelos próprios alunos. A montagem final aparece como uma superfície cinética e contínua que incorpora várias qualidades espaciais, tais como inclinações, beirais, bordas e reentrâncias. Semelhante na forma, SHoP Architects de Dunescape serviu como grande inspiração para o projeto.

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Título do projeto: UWE Digital Design Research Unit Pavilion 2016 (University of the West of England)
Professores: John Harding, Scott Hills, Olga Kravchenko
Alunos: Raymonde Bieler, Paul Cooper, Lee Bartholomew, Shadie Elyaei
País: Reino Unido

UWE Digital Design Research Unit Pavilion 2016 (University of the West of England). Image Cortesia de John Harding

Como parte da festa de fim de ano da universidade, um grupo de estudantes da graduação, em parceria com engenheiros da empresa local Format, foram incumbidos da criação de um pavilhão. A tarefa foi demonstrar os benefícios do design paramétrico e da fabricação digital através da elaboração de uma construção de baixo custo mas com um método estruturalmente eficiente. Formando uma estrutura em concha, com curva duplamente dinâmica, o pavilhão é construído com tiras retas de 6 mm. Peças de contraplacado de madeira se entrelaçam ao longo das geodésicas.

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Título do projeto: Erizo PEI (Universidad Politécnica de Cataluña y Pontificia Universidad Javeriana)
Disciplina: Taller en Morfología Estructural
Professores: SMiA Research Group / Omar Avellaneda, Natalia Torres, Diana Peña
Alunos: Estudiantes del programa PEI 2015 de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Colombia
País: Barcelona, Espanha - Bogotá, Colômbia

Erizo PEI (Universidad Politécnica de Cataluña y Pontificia Universidad Javeriana). Image © Stephanie Gayoso

O Pavilhão Erizo PEI é a proposta de uma superfície curva tensionada a partir de um sistema de barras retas articuladas. O pavilhão é o resultado da pesquisa de doutorado sobre estruturas desdobráveis com sistemas de barras e seus possíveis métodos de controle de movimento. O Erizo se desenvolve através de uniões e barras iguais, o que torna a montagem e desmontagem rápida e versátil.

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Título do projeto: Ebenezer Gate Pocket Park (University of the West of England)
Disciplina: Master of Architecture Course
Professores: Dr Rachel Sara, Mr Matthew Jones, Ms Sally Daniels, Ms Ann de Graft-Johnson
Alunos: Ieva Zetlline, Anna Blamire-Brown, Connie Gregory
País: Reino Unido

Ebenezer Gate Pocket Park (University of the West of England). Image Cortesia de Rachel Sara

O conceito de Pocket Park nasceu da iniciativa de regenerar espaços urbanos abandonados, a fim de beneficiar a comunidade local. Levando à identificação do local: Ebenezer Gate, e a subsequente consulta à comunidade ativa, um "espaço de contar histórias" entre a vegetação foi concebido. Formalmente, o projeto consiste em várias interações em um banco de madeira sinuoso com uma estrutura de A-Frame que permite ser cortado facilmente e adaptado às dimensões específicas do local. O "parque" continua sendo um espaço bem utilizado com programação pública regular.

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Título do projeto: The Paper Cocoon Pavilion (Ho Chi Minh University of Architecture)
País: Vietnã

The Paper Cocoon Pavilion (Ho Chi Minh University of Architecture). Image © Trieu Chien

Todos os anos, handhome.net apresenta uma exposição anual no Vietnã com o objetivo de conectar a geração mais velha de arquitetos com os alunos. Usando varas de bambu e papel tradicional vietnamita, poonah, o arquiteto Nguyen Hoa Hiep do 21 studio colaborou com estudantes da Universidade Ho Chi Minh para projetar um pavilhão que referencia os diferentes casulos encontrados na natureza. Um processo de papel manche, utilizado nas cabeças de leão e máscaras tradicionais no país, foi também usado para construir o pavilhão.

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Título do projeto: Pabellón Experimental Moriko
Disciplina: Grid Shell Workshop
Professores: Eric Valdez, Fernando Flores
Alunos: Paola Tovar, Yoshio Fukumori and a team of 35 students from the Taller José Villagrán García
País: México

Pabellón Experimental Moriko. Image © Yoshio Fukumori

Este pavilhão experimental não somente procura demostrar os benefícios de usar ferramentas digitais no processo de desenho, mas também mostra a aplicabilidade da madeira como material de construção renovável na criação de formas geométricas de grande complexidade.

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Título do projeto: ICD/ITKE Research Pavilion 2015-16 (University of Stuttgart)
Disciplina: ICD Institute for Computational Design + ITKEInstitute of Building Structures and Structural Design
Professores: Prof. Achim Menges, Prof. Jan Knipers, Prof. Oliver Betz, Prof. James Nebelsick
Alunos: Simon Bechert, Oliver David Krieg, Tobias Schwinn, Daniel Sonntag, Martin Alvarez, Jan Brütting, Sean Campbell, Mariia Chumak, Hojoong Chung, Joshua Few, Eliane Herter, Rebecca Jaroszewski, Ting-Chun Kao, Dongil Kim, Kuan-Ting Lai, Seojoo Lee, Riccardo Manitta, Erik Martinez, Artyom Maxim, Masih Imani Nia, Andres Obregon, Luigi Olivieri, Thu Nguyen Phuoc, Giuseppe Pultrone, Jasmin Sadegh, Jenny Shen, Michael Sveiven, Julian Wengzinek, Alexander Wolkow, Long Nguyen, Michael Preisack, and Lauren Vasey.
País: Alemanha

ICD/ITKE Research Pavilion 2015-16 (University of Stuttgart). Image Cortesia de Oliver Krieg

Um grupo de estudantes de mestrado na Universidade de Stuttgart apresentaram seus resultados da pesquisa na forma de um pavilhão. Como um esforço de colaboração entre os vários departamentos da Universidade, incluindo o de Design Computacional e o responsável por Pesquisa do Desenho Arquitetônico, o pavilhão engloba trabalhos sobre vários temas, tais como: "Pesquisa Biomimética sobre Estruturas em Concha", "Empregando o Material e Lógica Estrutural da Madeira" e "Corte Automatizado para os Reservatórios de Madeira Segmentada ". O pavilhão é o primeiro de seu tipo a empregar o corte industrial em elementos de madeira em escala arquitetônica, resultando em uma excêntrica forma orgânica.

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Título do projeto: Woodquay Public Parklet (University of Limerick)
Alunos: Hottmar Loch, Aoife Barry, Ger Walsh, Haidê Neves, Luiz Felipe Ferreira
País: Irlanda/ Brasil

Woodquay Public Parklet (University of Limerick). Image Cortesia de Hottmar Loch

‘Imaginative Neighbourhood Woodquay’ é um processo de projeto comunitário que começou em 2013. Ele é liderado pelo Adaptive Governance Lab (AGL) na Escola de Arquitetura da Universidade de Limerick. Juntamente com a Câmara Municipal de Galway, trabalhamos com os moradores e com a associação empresarial de Woodquay, para escutar suas opiniões e desejos sobre o futuro de Galway como um todo, e como eles gostariam que o bairro fosse no futuro. Durante o verão de 2015, nós, como uma parte do Adaptive Governance Lab, voltamos à comunidade de Woodquay e procuramos criar um novo protótipo urbano de uma instalação temporária de mesas ao ar livre que nos permitiria mostrar a comunidade e autoridades locais a importância de enfatizar vidas humanas nas cidades, na esperança de inspirar mudanças permanentes no futuro

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Título do projeto: Sensory Pavilion (University of Kansas)
Disciplina: Dirt Works Studio
Professores: Chad Kraus
Alunos: Anna Collins, Kelli Dillion, Nick Faust, Patrick Griffin, Tanner Hyland, Alexa Kaczor, Joseph Kaftan, Stephen McEnery, Caitlin McKaughan, Jeshua Monarres, Jarad Mundil, Dillon Park, Spencer Reed, Shummer Roddick, McKenzie Samp, John Schwarz, Mitchell Starrs, Elayna Svigos, Hannah Underwood, and Jeremy Weiland.
País: EUA

Sensory Pavilion (University of Kansas). Image © Chad Kraus courtesy of the Dirt Works Studio

Localizado na Áudio-Reader Sensory Garden, que contêm plantas com texturas interessantes, ervas aromáticas e os pássaros cantando, a equipe de projeto foi encarregada de substituir um coreto abandonado. Em sua substituição foi criado um "Pavilhão Sensorial ao Ar-Livre”, situado dentro do jardim e construído de uma forma que contribui para a estimulação sensorial proporcionada pelo parque. O cheiro dos materiais de construção, madeira carbonizada e taipa, enche o ar, não há contraste entre os elementos de madeira e de barro, uma interessante mistura de sombras é criada pela forma do pavilhão e a tela posterior admite a entrada de luz e o enquadramento da paisagem.

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Título do projeto: Tesis Uno en Uno
Disciplina: Taller Mediterráneo
Professores: Arq Alejandro Cohen, Adj. Arq. Cristian Nanzer, Tutora Arq. Maria Fernandez Saiz
Alunos: Lista Pablo Adolfo, Torchio Maximiliano, Vega Ojeda Marcos, Veglio Diego
País: Argentina

Tesis Uno en Uno. Image Cortesia de Stefania Torchio, Santiago Iribarne Wynne

O trabalho parte do estudo do sistema Tensegrity, no qual utiliza-se, conceitualmente, a divisão de esforços de tração e compressão e se incorpora uma rótula que une estes dois esforços, tendo como resultado um mecanismo mais estável para o desenvolvimento do espaço habitável. O produto é uma arquitetura sistêmica. A estrutura é composta por barras que trabalham a compressão e cabos de aço que trabalham a tração, todos unidos por uma peça redonda que, ela própria, é um sistema mecânico. O limite é um diafragma tensionado que se molda segundo o clima.

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Título do projeto: Seminar House Pavilion 2016 (Kingston University)
Professores: Takeshi Hayatsu, Simon Jones
Alunos: Postgraduate architecture students of Unit 5 from Kingston University
País: Reino Unido

Seminar House Pavilion 2016 (Kingston University). Image Cortesia de Etienne Wijnen

Após uma viagem para Nagano e Tóquio, um grupo de estudantes de pós-graduação se propôs a criar um pavilhão no jardim do Dorich House Museum. Através de oficinas com arquiteto japonês e professor Terunobu Fujimori, os alunos foram expostos a precedentes menos óbvios da arquitetura japonesa. Conhecida como a "Escola Vermelho" as obras caracterizadas como "cruas, tácteis, ora improvisadas; ora auto-construídas, invariavelmente utilizam materiais elementares, naturais e são frequentemente "estranhas" para os olhos ocidentais”. Tipologias específicas incluíam casas de chá, castelos de madeira e casas de concreto auto-construídas. Os alunos trouxeram, ainda, técnicas derivadas, tais como a construção em painel de sanduíche de madeira e/ou zinco e revestimento de madeira para construir seu próprio pavilhão - uma sala pública elevada com um terraço-jardim.

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Título do projeto: 80/35 Pavilion (Iowa State University)
Disciplina: Interdisciplinary Spring Option Studio 2016
Professores: Shelby Doyle
Alunos: Alexandra Abreu, Rahul Attraya, Nicole Behnke, Tom Bos, Cole Davis, Shaohua Dong, Hannah Greenfield, Donald Hull, Kaitlin Izer, Makaela Jimmerson, Bryan Johnson, Joshua Neff, Nate Peters, Kelsie Stopak, Coralis Rodriguez-Torres, Kyle Vansice
País: EUA

80/35 Pavilion (Iowa State University). Image Cortesia de Shelby Doyle

Instalada no Festival Música 80/35 em Des Moines, esta estrutura sinuosa em grade é uma instalação de luz reativa que brilha em resposta a música envolvente, enfatizando assim a atmosfera do festival através da mistura de design, música, luz e cor. Além disso, o pavilhão também fornece sombra e cadeiras. O projeto foi inteiramente gerado por computador e é composto por 6500 peças cortadas em um roteador CNC. Uma equipe interdisciplinar de estudantes de graduação em arquitetura, design industrial e interiores recebe o crédito deste projeto.

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Título do projeto: NYMBÚ, Módulo observatorio de aves
Professores: Peter Seinfeld, Felipe Ferrer
Alunos: Andrea Castro Carbajal, Noelia Silva Mesones, Santiago Silva-Santisteban, Ailed Tejada Álvarez, Sammy Tejada Salazar
País: Peru

NYMBÚ, Módulo observatorio de aves. Image Cortesia de NYMBÚ

A oficina tinha como propósito desenhar e construir módulos temporários que promoveriam o turismo em Cusco. O projeto está construído em bambu e MDF. As peças de bambu foram desenhadas digitalmente e gravadas por meio de uma máquina CNC no MDF. Estas peças permitem, devido sua inclinação e forma, construir uma estrutura tridimensional que procura criar uma forma orgânica e arbórea inserida de maneira natural no seu entorno.

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Título do projeto: Kokoon (Aalto University School of Arts Design and Architecture)
Disciplina: Wood Program Studio 2015-16
Professores: Pekka Heikkinen, Philip Tidwell, Willem van Bolderen
Alunos: Alexander Rantanen Barstad, Akın Cakıroglu, Eduardo Wiegand, Ignacio Traver Lafuente, Ivan Segato, Käbi Noodapera Ramel, Kristin Ekkerhaugen, Léa Pfister, María Inés Quirarte, Nicklas Ivarsson, Satoshi Iiyama, Sini Koskinen, Stephanie Jazmines, Taeho Noh, Tanja Vallaster, Tomoyo Nakamura, Toni Lahti, Yuko Konse
País: Finlândia

Kokoon (Aalto University School of Arts Design and Architecture). Image © Léa Pfister

O componente construído deste projeto são apenas alguns módulos para um sistema completo transportável e pré-fabricado que foi projetado pelos estudantes da Universidade de Aalto, como resposta à situação da moradia atualmente na Finlândia -- sendo o maior problema a falta de habitação temporária para estudantes e famílias cujas casas estão passando por uma necessária renovação. As unidades modulares, destinadas a demonstrar a flexibilidade do sistema, podem ser vistas no Museu de Arquitetura Finlandesa em Helsinki.

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Título do projeto: Duna.Birtdwatching (Bergen Architecture School + Slovak University of Technology)
Alunos: 10 second year students and 15 fifth year students
País: Noruega + Eslováquia

Duna.Birtdwatching (Bergen Architecture School + Slovak University of Technology). Image Cortesia de Emma Voisin Isdahl

O projeto, situado ao longo do rio Danúbio, em Dunau, 25 km da Bratislava, é muito conhecido por seu uso recreativo, como uma rota internacional de bicicleta e como um reservatório de vida selvagem onde muitas pessoas visitam para observar aves migratórias. O projeto aparece como a própria paisagem, desde a calçada os pedestres são convidados até a cobertura. A extrusão da parede na superfície curva suave e o corrimão de metal definem o caminho que leva até o pavimento superior. Quando os visitantes chegam no topo, eles serão recebidos em uma grande área de estar de frente para o horizonte. Abaixo da curva, há uma outra sala que pode ser usada para relaxar e desfrutar das vistas do local, a partir de uma perspectiva diferente.

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Título do projeto: K-OS / Estructura Recíproca (Pontificia Universidad Católica del Perú)
Professores: Peter Seinfeld, Felipe Ferrer
Alunos: Nathalie Muñoz Vilcapoma, Xymena Nino Cabrera, Julissa Paredes Cóndor, Lucía Patiño Torres, Néstor Purizaga Patiño, Noelia Valderrama Beizaga
País: Peru

K-OS / Estructura Recíproca (Pontificia Universidad Católica del Perú). Image Cortesia de Néstor Purizaga Patiño

O projeto K-OS/Estrutura Recíproca, surge a partir da análise e exploração dos sistemas, materialidade, costumes, tradições e formas de vida existentes na frondosa selva de Pucallpa, Peru. O exercício consistiu na criação de um espaço com programa livre mas que depende dos temas de pesquisa escolhidos. A proposta nasce de um tema base: os tecidos shipibos e assim, através do estudo deste tema, utilizaram como pontos de partida os padrões, cores e formas realizados. Paralelamente, pesquisou-se a materialidade e os sistemas de construção das casas típicas do lugar.

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Título do projeto: Ground Ears (PGUAS)
Disciplina: team VESCH!
País: Rússia

Ground Ears (PGUAS). Image Cortesia de team VESCH!

Ground Ears é um exemplo interessante de uma "arquitetura em escala humana." Como a equipe VESCH! Escreve: "Na floresta todos nós queremos sentir a natureza, nós decidimos dar ao cidadão moderno a oportunidade de ouvir os sons da Terra" durante o "Festival WAFEst" na Rússia. O projeto aproveita o design acústico na arquitetura que permite a instalação de madeira compensada para se concentrar e melhorar os sons da floresta. O que o usuário precisa fazer é ficar entre o "objeto", enquanto a instalação traz o som ambiente até suas orelhas.

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Título do projeto: (Universidade Federal de Goiás - UFG)
Professores: Bráulio Romeiro
Alunos: Aira Fontenelle, Aline Lopes, Gabriela Vilela, Letícia Mastrela, Luccas Chaves
País: Brasil

Universidade Federal de Goiás - UFG. Image Cortesia de Luccas Chaves

Projeto que consistia em um abrigo para descanso e relaxamento, pensado para o uso de 6 pessoas, que deveria demonstrar criatividade formal e plástica e alcançar a estabilidade construtiva. Foi utilizado bambu corda e tecido de malha que, tensionados, serviram para reforçar a armação e proporcionar sombreamento.

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Título do projeto: HOUSE 1 (EPFL Lausanne)
Disciplina: ALICE (Atelier de la Conception de L’Espace)
Professores: Dietder Dietz, Daniel Zamarbide, Raffael Baur, Edouard Cabay, Laurent Chassot, Nicolas Durr, Margherita Del Grosso, Alexa den Hartog Stéphane Grandgirard, Patricia Guaita, Agathe Mignon, Andrea Pellacani, Laura Perez Lupi, Anne-Chantal Rufer, Wynd van der Woude with Thibaud Smith
Alunos: 200 1st year students at EPFL
País: Suíça

HOUSE 1 (EPFL Lausanne). Image © Dylan Perrenoud

Como a equipe escreve: "HOUSE 1 é uma instalação arquitetônica, baseada em um formato experimental para o projeto colaborativo". O projeto começou com uma "proto-estrutura" que determinava as diferentes zonas da HOUSE 1. Sob a liderança de 12 diretores de estúdios, os estudantes de arquitetura da EPFL foram divididos em equipes menores, que ficaram responsáveis por um cômodo específico (fornecendo habitação) ou um espaço de transição (fornecimento de conectividade) na estrutura. Através da qualidade heterogénea do produto acabado, eles esperam que a arquitetura resultante seja lida como "uma evolução, um desdobramento de um espaço que invoca questões, contém possibilidades e está aberto para interpretações."

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Título do projeto: Tubotella (Pontificia Universidad Católica del Perú)
Professores: Peter Seinfeld, Felipe Ferrer
Alunos: Marcelo Bettocchi, Isabela González, Ana Lucia Velarde
País: Peru

Tubotella (Pontificia Universidad Católica del Perú). Image © Marcelo Bettocchi, Isabela González y Ana Lucia Velarde

O projeto foi desenhado basicamente a partir de dois elementos: as garrafas de plástico e os recipientes Tetra Pak, elementos abundantes no lixo cotidiano. Aproveita-se a resistência do plástico para a estrutura e a tecnologia de camadas do Tetra Pak para o fechamento. O custo do módulo é quase nulo, conseguindo ser prático e de uso múltiplo. Aproveita-se cada parte dos elementos reciclados.

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Título do projeto: DIA 3D Jewelry Pavilion (Dessau International Architecture Graduate School)
Disciplina: Cadlogic introDigital Fabrication
Professores: Karim Soliman
Alunos: Orlen Ramzoti, Nabil Rajjoub, Ilya Safronov
País: Alemanha

DIA 3D Jewelry Pavilion (Dessau International Architecture Graduate School). Image © Pavel Babienko

Construído inteiramente com papelão de 6 milímetros de espessura e preso com laços plásticos, esta instalação demonstra uma abordagem econômica para a tipologia de pavilhões temporários. Devido às restrições orçamentais, cada folha de papelão teve de ser cortada à mão. Programaticamente, a estrutura serve para expor uma joalharia feita em plástico impresso 3D. O desafio para os estudantes estava em conciliar duas escalas opostas -- o pavilhão, como um todo, deve ser grande o suficiente para ser atraente em sua localização, mas pequeno para articular-se em uma escala menor e exibir a joia. Esta dualidade é ainda mostrada no contraste entre os elementos interiores e exteriores.

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Título do projeto: Kitchen21(TU Wien Institute for Architecture and Design)
Disciplina: Sami Rintala, Johannes Paar, Julian Nocker
Alunos: Rouzbeh Abdollahzadeh Lahiji, Gizem Atac Önal, Yusuf Aytas, Sarah Katharina Beyer, Anna Boustani, Betül Boyacioglu, Adil Cinar, Jana Chlupová, Julia Fuchshuber, Bianca Gamser, Vadim Ghiorghiu, Elis Hackaj, Mireille Hohlbaum, Julia Brigitte Kanz, Stephanie Koppensteiner, Samuel Métraux, Kadri Muzaqi, Pavel Nikolov, Julian Nocker, Agnes Pachucki, Irina Pardametz, Julia Puchegger, Charlie Rauchs, Lorenz Schreiner, Veronika Sevcikova, Thomas Sommerauer, Viktoria Stöhr, Ömer Telli Sait, Cristina Vlascici
País: Áustria

Kitchen21 (TU Wien Institute for Architecture and Design). Image © Leonhard Hilzensauer

Kitchen21, embora parece ser uma estrutura coesa, é na verdade um composto de três pavilhões separados com uma plataforma de ligação comum. Dentro de um workshop de 12 dias, 29 alunos conceberam e realizaram um "complexo" que contém um pavilhão de cozinhar, um pavilhão de estar e um pavilhão palco conferindo, simultaneamente, um novo significado ao conceito arquitetônico da "construção in-situ". Só o uso, o perímetro do terreno, ferramentas manuais simples e materiais foram fixados como ponto de partida para a oficina. O desenho, a locação de recursos e gerenciamento de construção foram todos "improvisados" por parte dos alunos. Como um lugar para performances, para preparação de alimentos e para se reunir, a sala de estar do projeto serve como um catalisador social para eventos pequenos e não planejados, como mini concertos e churrascos, levando em conta sua posição um tanto monótona, no mercado de Floridsdorf, subúrbio de Viena.

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Título do projeto: BICHO VI (Universidad de Monterrey UDEM)
Professores: Daniela Frogheri, Alberto Estévez Escalera
Alunos: Alejandra Meléndez Elizondo, Ana Patricia Garrido Chávez, Lyz Andrea Ezeta Villarreal, Carlos Andrés Huerta Fernández, Daniela Martínez Chapa, Joshua Ascencio, Karla Cecilia Oviedo González, Katia Lizeth Carbajal Monroy, Lorena Guadalupe Cavazos Muñoz, Rodrigo Gastélum Garza, Sergio Gustavo Parroquin Sansores
País: México

BICHO VI (Universidad de Monterrey UDEM). Image Cortesia de Ana Patricia Garrido Chávez, Fab Lab Monterrey

O projeto, composto por elementos flexíveis, estimulou o desenvolvimento de estudos para a dobradura da madeira, seja através de cortes nas superfícies das peças, seja utilizando pranchas muito finas e aproveitando a flexibilidade do material. O resultado foi um pavilhão de madeira, criado através de algoritmos geométricos com Rhinoceros, Grasshopper e Phyton, cujas peças – a pesar de sua curvatura – são todas desenvolvíveis. Sua conformação permite a dobradura, ou seguindo as características do material ou através de cortes a laser seguindo a curvatura das peças, através de um sistema que, lendo as isocurvas, cria um padrão de corte, adaptando-o a cada caso.

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Título do projeto: OverCast (University of Pennsylvania)
Disciplina: ARCH501 Pavilion Competition
Professores: Mohammad Alkhayer, Andrew Saunders
Alunos: Ruoning Deng, Margaret Gregg, Siyi Li, Yuntao Xu
País: EUA

OverCast (University of Pennsylvania). Image © Tian Ouyang

Overcast é a proposta vencedora da colaboração entre PennDesign na Universidade da Pensilvânia com o Russel Wright Design Centre da qual foi encomendado um pavilhão que celebra o legado do antigo designer industrial. Alunos do primeiro ano de arquitetura foram instruídos a analisar peças modernas de Wright, de meados do século. O desenho vencedor leva a inspiração da curvatura da coleção moderna americana de Wright, de 1937. Copiando o processo de fabricação das peças de meados do século, o poliestireno termoformado curvo foi utilizado como "tijolo" para constituir um pavilhão escultural maior.

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Título do projeto: TOCA Pavilion (University of Tokyo)
Professores: Prof. Yusuke Obuchi, Kaz Yoneda, Kensuke Hotta, Toshikatsu Kiuchi, Kosuke Nagata
Alunos: Gilang Arenza, Hadin Charbel, Ann-Kristin Crusius, Lai Jiang, Samuel Lalo, Déborah López, Ratnar Sam, Pitchawut Virutamawongse, Jan Vranovsky, Lu Yuanfang, Ying Xu,Akane Imai, Pan Kalin, Alric Lee, Nicky Li, Ittidej Lirapirom, Kenneth Lønning, Luca Marulli, Moritz Münzenmaier, Victor Wido, Christopher Wilkens, Isaac Yoo, Yihan Zhang
País: Japão

TOCA Pavilion (University of Tokyo). Image © Jan Vranovsky

O nome do projeto representa a "Tool Operated Choreographed Architecture " e o Pavilhão é o resultado de um estudo para compreender as formas de aumentar o número de trabalhadores não qualificados na produção arquitetônica no local através da redefinição dos papéis entre o homem e a máquina. Este projeto mostra mérito tanto no processo quanto no resultado -- a construção envolve a cofragem da estrutura pré-planejada que requer uma pulverização através do trabalho manual. A inovação neste estudo é vista na forma como a tecnologia é utilizada, capaz de compensar a margem de erro humano durante o processo manual de pulverização assim, o modelo construído real é atualizado e evolui em tempo real.

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Título do projeto: Pempén, a Transformable Module for the Peruvian Forest (Pontificia Universidad Católica del Perú)
Professores: Peter Seinfeld, Felipe Ferrer
Alunos: María Celeste Moyonero Romero, Christine Tomas Huatuco, Lucia Callatopa Ramos, Regina Peredo Paredes, Valerie Arrue Sanchez, Miguel Ángel Meza Vela
País: Peru

Pempén, a Transformable Module for the Peruvian Forest (Pontificia Universidad Católica del Perú). Image Cortesia de Pempén

Pempén se desenvolveu como um lugar de descanso após uma jornada de trabalho ou a espera do próximo bote, tendo como protagonistas os cidadãos comuns e suas atividades diárias. A possibilidade de dispor de um mecanismo que pudesse servir tanto como cobertura quanto como controle da radiação e ventilação foi um dos objetivos principais do planejamento, o qual teve como resultado o emprego de partes móveis como a cobertura, criando uma melhor gestão das condições climáticas.

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Título do projeto: Pop-Up Shelter (University of Tokyo)
Professores: Taichi Kuma
Alunos: Jun Shimada, Kantaro Makanae, Masayuki Takiguchi, Aisa Arikawa, Takanori Ishii, Liija Li, Tatsunori Shibuya, Masatoshi Nishizato
País: Japão

Pop-Up Shelter (University of Tokyo). Image © Jun Shimada

Este pavilhão é criado a partir de fibra de vidro, hastes e uma membrana elástica, oferecendo um espaço interior íntimo que serve como um abrigo temporário. A estrutura emprega a base de tensão simples por meio de estruturas tensionadas, mas as formas onduladas da estrutura são o resultado da geometria controlada, como um origami, na dobradura e configuração das barras. A membrana é simplesmente esticada sobre a rede de hastes.

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Título do projeto: Taco aqui, taco lá (Faculdade de Arquitetura - UFBA)
Professores: Profa. Akemi Tahara (coordenadora), Prof. Daniel Juracy Mellado Paz, Prof. Edson Fernandes D'Oliveira Santos Neto, Prof. Naia Alban Suarez
Alunos: Ana Caroline de Sylos Moreno, Elane Isaías dos Santos Dias, Gabriel Macedo de Goes da Silva, Gabriela Sales Otremba, Hamilene Souza Barros, Kênnia Veronique Silva Linhas, Laís da Silva cerqueira, Maicon Rios da Silva, Rodrigo Oliveira Sena
País: Brasil

Taco aqui, taco lá (Faculdade de Arquitetura - UFBA). Image Cortesia de Tectônica

O projeto intitulado "TACO AQUI, TACO LÁ", foi desenvolvido pelos alunos e professores por meio da atividade de extensão - TECTÔNICA - da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia para a exposição "A Arte e o Utilitário" realizado na Faculdade de Medicina da Bahia do Pelourinho, no período de 23/09 a 10/10/2015, organizado pelo Instituto ACM. A exposição tinha como objetivo a reutilização de materiais, e, o projeto consistiu na reutilização de tacos de madeira de um casarão antigo doados pela Profª. Naia Alban. Dentro de um prazo de um mês, o projeto iniciou-se a partir do entendimento do material, máquinas e ferramentas que a marcenaria da faculdade possui. Em paralelo às pesquisas, os alunos elaboraram e executaram com o apoio de professores e marceneiros, um biombo, um banco, uma luminária e três caixas para diversos usos e três painéis. Em todo o processo foram observados questões como: a maximização do material, senso de reaproveitamento sem desperdícios, economia, aproximação com detalhes construtivos/junções, reflexão sobre o projeto e a prática da execução e, a criação a partir da soma de experiências de diversas pessoas em um processo de construção em conjunto.

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Título do projeto: Treasure at the End of the Rainbow (Bialystok Technical University)
Alunos: Magdalena Jakubowska
País: Polônia

Treasure at the End of the Rainbow (Bialystok Technical University). Image © Magdalena Jakubowska

Este projeto acadêmico foi instalado como parte do "Move Light Festival” na cidade de Łódź. O projeto colorido foi inspirado nas histórias míticas que cercam o arco-íris. Com o objetivo de fornecer um local que convide as pessoas a desacelerar, sentar, descansar um pouco e conhecer outras pessoas, o arquiteto acredita que em um mundo de mediação tecnológica exagerada e sem interação social, paz de espírito e amizades são o verdadeiro tesouro de um arco-íris, muito melhor do que um pote mítico de ouro.

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Título do projeto: Pectus, Módulo Autosuficiente (Pontificia Universidad Católica del Perú)
Professores: Peter Seinfeld, Felipe Ferrer
Alunos: Samantha Segura Martel
País: Peru

Pectus, Módulo Autosuficiente (Pontificia Universidad Católica del Perú). Image Cortesia de Samantha Segura Martel

Este módulo é composto por uma cobertura-estrutura dobrável que trabalha a tensão ancorada à uma base. Ela está estruturada por uma cobertura leve devido à suas uniões dobráveis, por isso, a secção da cobertura é modulada de acordo com sua função como teto ou parede. Além disso, conta com painéis solares para aproveitar a radiação solar, proporcionar luz noturna e carregar dispositivos eletrônicos como laptops, celulares, entre outros.

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Título do projeto: Samovar Pavilion (MARCH)
Professores: Sobolev Gleb
Alunos: Abutiv Yakov, Gubskaya Elena, Smaga Alexandr, Reva Artyom, Tatarkina Daria, Kazlauskas
Yanis, Khorev Roman
País: Rússia

Samovar Pavilion (MARCH). Image Cortesia de Smaga Alexandr

Samovar é uma tradicional chaleira de auto-aquecimento da Rússia e os alunos, responsáveis por este projeto, estão buscando destacar esta antiga, mas sempre relevante, inovação. Como um projeto para o concurso Eko-Tektonika 2016, o ponto de partida foi criar um desenho que "expressasse a ideia de transformar o modelo de ‘comportamento do consumidor’ em humanidade, levando em conta os aspectos básicos do desenvolvimento sustentável". Para estes alunos, a Samovar representa o compromisso secular da humanidade em atingir uma existência sustentável.

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Título do projeto: The Movable Immovable (Bauhaus-Universität Weimar)
Professores: Prof. Rainier Gumpp, Dr-Ing. Stephan Schultz, Christina Much, Olaf Kammler
Alunos: Giovanni Amato, Constanze Barbuceanu, Marie-Luise Budszuhn, Lorenzo Ceccon, Gregory Devaud, Vitus Gerbach, Caroline Haase, Thomas Heyke, Miriam Hiltner, Jacqueline Kunze, Benoit Margez, Pier-Paolo Palazzetti, Marta Plage, Theresa Schirmer, Jean-Loup Tscheulin, Katharina Wittke, Maximilian August
País: Alemanha

The Movable Immovable (Bauhaus-Universität Weimar). Image Cortesia de Stephan Schultz

Em três meses de esforço colaborativo entre uma turma inteira, os estudantes foram instigados a pensar "fora da caixa", a fim de criar uma "caixa" que é capaz de ampliar-se em, pelo menos, 50%. Ao utilizar guias telescópicas, o volume inicial aumenta seu tamanho e abre uma membrana arqueada três vezes maior que conecta os dois volumes. O espaço interior contém um mobiliário de papelão ondulado.

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Título do projeto: Pabellón de aire, sede Gausacs (Escuela Técnica Superior de Arquitectura del Vallès ETSAV - Universidad Politécnica de Catalunya UPC)
Professores: Coque Claret, Daniel Calatayud
Alunos: Guillem Bigas, Paola Busso, Andrea Caldas, Gerard Chalaux, Alexandra Ciscar, Ferran Cortés, Víctor Díaz-Asensio, Hugo Dre, Tatiana d’Espaux, Sergi Estruch, Guillem Fàgregas, Miquel Figueras, Albert Garcia, Lucile Garnier, Laia Jiménez, Ivan Masses, Gerard Pagans, Carlota de la Presa, Marc Roca, Guillem Roca, Albert Serra, Marc Serra, Victoria Solina, Pau Sorrosal, Marc Sureda, Marc Valero, Laia Vilar
País: Espanha

Pabellón de aire, sede Gausacs (Escuela Técnica Superior de Arquitectura del Vallès ETSAV - Universidad Politécnica de Catalunya UPC). Image Cortesia de Xavi Requena, Marc Roca, Marc Valero, Laia Vilar

Para este protótipo, a equipe buscou gerar o mínimo volume necessário para um escritório de um grupo de castellers (prática catalã de construir torres humanas) de Sant Cugat del Valles. Os estudantes projetaram um espaço que é sustentado por ar pressurizado, mantendo as condições de pressão e umidade adequadas para os exercícios físicos. A base da estrutura é feita de materiais básicos, como pallets e resíduos plásticos obtidos das indústrias da região. 

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Título do projeto: Nes Pocket Farms Barn (The Oslo School of Architecture and Design)
Studio Name: Scarcity and Creativity Studio project, Spring 2016
Professores: Christian Hermansen and Marcin Wojcik
Alunos: Alberto Ballesteros Barea, Jon Erik Dybedal Brekken, Sara Cais Soler, Hiu Yeung Amos Chan, Raphael Fournier, Ingri Heggebø, Jørgen Joacim Høy, Silje Loe, Bao Trung Mai, Alexandra Niedermayr, Sigurd Strøm Nørsterud, Johann Sigurd Ruud, Marc Sanchez Olivares, Johan By Sørheim, Marine Vincentz, Vjera Sleutel
País: Noruega

Nes Pocket Farms Barn (The Oslo School of Architecture and Design). Image Cortesia de SCS

A cidade de Oslo é uma das cidades que mais cresce na Europa e atualmente está saturada pelo desenvolvimento, forçando alguns habitantes a espalharam-se para além das fronteiras da cidade, em outros municípios como Nes. No entanto, ao contrário da expansão urbana americana, o município de Nes não quer se submeter a um processo de ‘suburbanização’, preferindo manter a sua natureza rural, afinal é um dos principais produtores de grãos do país. Para atingir este objetivo, um novo modelo de "Pocket Farms" que promove a sustentabilidade em pequena escala, está sendo desenvolvido em Nes. Os alunos foram incumbidos não só com a criação do celeiro (foto acima) para ser compartilhado entre um número de famílias, mas eles também construíram quatro "eco-casas." A forma final da edificação é um resultado do formulário de solicitação do cliente e de uma forte integração entre o celeiro e a sua paisagem imediata.

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Obrigado a todos que nos enviaram seus projetos estudantis -- mais uma vez, adoramos ver o que está sendo produzido nas universidades de todo o mundo e estamos ansiosos para fazer tudo de novo ano que vem!

Créditos do artigo:

Textos:
Inglês: Jan Doroteo
Espanhol & Português: adaptado do material enviado
Introdução: Rory Stott

Traduções:
Espanhol: Rory Stott
Portuguese: Romullo Baratto e Camilla Ghisleni

Produção:
Rory Stott

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Os melhores projetos de estudantes de 2016" 06 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794685/os-melhores-projetos-de-estudantes-de-2016> ISSN 0719-8906

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